segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Entrevista sobre o blog

Apesar de esta entrevista me ter sido feita de modo informal, por uma visitante que não se quis identificar, decidi registá-la e partilhá-la convosco.

Espero que gostem :)


1. Como surgiu este blog?
R:
Surgiu, provavelmente, como muitos outros… Apaixonada pela leitura, sempre senti falta de registar aquilo que achava sobre cada livro que lia. Assim, quando vi um blog sobre críticas literárias pensei: Porque não fazer um meu? Na altura, foi um desafio aliciante…

2. Quando o criou, imaginou que seria como é hoje, praticamente um ano depois?

R:
Não… Nem de longe… Inicialmente, não tinha ideias de o divulgar, apenas permitir que, quem o encontrasse ocasionalmente na internet, pudesse visitá-lo, pois iria ser, predominantemente, o meu local pessoal para escrever sobre as minhas leituras. Posteriormente, esses visitantes ocasionais começaram a aumentar e a comentar o meu blog, pelo que começou a crescer um “bichinho” de motivação e de necessidade de investir mais neste meu cantinho.


3. Quando fala que sentiu necessidade de investir mais no seu blog, a que se refere, mais concretamente?
R:
Bem… Começou com cerca de 1 mês de muito trabalho para inovar o visual do blog… Não gostava nada daquele template básico disponibilizado pela Blogger®… (os meus primeiros visitantes hão-de se lembrar desse medonho visual!). Nesse mês estiveram incluídas muitas “lutas” com códigos html para adaptar um template já existente aos meus gostos e preferências pessoais, incluindo algumas funções como o ToolTip, que tinham o objectivo de tornar atraente e mais apelativa a divulgação editorial. A própria divulgação editorial e a criação de parcerias editoriais foram dos meus maiores investimentos no blog.

4. Tendo em conta que existem vários blogs no âmbito da literatura, que também decidiram desenvolver parcerias com editoras, consegue-nos explicar porque também decidiu fazê-lo?
R:
É fácil de responder a essa pergunta, e julgo que vai tocar em algumas opiniões controversas. Quando decidi aliar-me a editoras, foi com o objectivo inicial de ter a oportunidade de agradecer aos meus visitantes o facto de virem ao meu blog. E esse agradecimento viria com o desenvolvimento de passatempos, que estou certa de serem um grande contributo não só para as editoras, mas também para os blogs, pois divulgam as obras das editoras e os próprios blogs passam a ser mais conhecidos e visitados. Foi esse o motivo de aderir a parcerias com editoras. Infelizmente, existem muitas pessoas com a ideia errada de que, uma parceria com uma editora significa pilhas de livros oferecidos aos donos dos blogs/sites que os fazem. Errado… Significam sim, muito trabalho com os passatempos, com o desenvolvimento de formulários, com a verificação das participações, com o envio dos livros (que muitas vezes sai-nos do bolso), etc., etc., etc… Sendo que, na maioria das vezes, não ficamos com nenhum exemplar da obra sorteada! Mas pronto, isto foi só um pequeno desabafo, que alguns bloggeiros também devem sentir como eu… Só que “quem corre por gosto, não cansa”, por isso continuo a desenvolver os passatempos por pura dedicação ao meu blog, aos meus visitantes e às editoras com quem estabeleci relações muito agradáveis. Mas deixo um conselho, para quem tenha um blog e queira vir a ter com parcerias editoriais… Se pretendem organizar passatempos apenas com o objectivo de ganhar livros para vós, podem-se deixar ficar por aí… Fazer passatempos é (ou deveria ser…), a meu ver, para presentear os vossos visitantes e ajudar as editoras a divulgarem as suas obras e novidades editoriais. Se não têm nenhum prazer em dar livros, só vão acabar por se andarem a enganar a vós próprios e aos outros, desde a porem-se em trabalhos para nada em vosso prazer, a arranjarem as desculpas mais esfarrapadas para desclassificar participações válidas, como já vi noutros locais que desenvolvem passatempos.

5. Vê-se daqui a uns anos a moderar ainda ‘A Galáxia dos Livros’?
R:
Porque não? Gosto muito de o fazer, tenho orgulho no resultado que tive até hoje e terei muito gosto em fazer viver o blog durante muito mais tempo, desde que continue a fazer sentido para os meus visitantes.

Obrigada pelo tempo que dispensou e muito sucesso para a promissora Galáxia dos Livros!
Obrigada eu!

5 comentários:

Elphaba disse...

O meu blog é isso mesmo, o cantinho das minhas histórias.

Pessoalmente ainda sou muito céptica no que diz respeito ás parcerias mas não digo nunca, por ora sei, que para o fazer teria de ser bem feito e com dedicação, infelizmente a vida não o permite.

Espero que continues sempre com o teu espaço e com essa paixão pelos livros. Beijinho * Elphaba.

Mariana Malhão disse...

Obrigada pela visita e pelo comentário Elphaba J.!

Eu, inicialmente, também pensava como tu em relação às parcerias.
Mas gostei do trabalho que vi noutros blogs, bem como da sensação que tenho em ganhar livros também através deles (há quem diga que, só por se ser dono de um blog com parcerias editoriais, não tem mais direito a participar nos passatempos dos outros blogs...).

Não conhecia o teu blog, mas já fui espreitar, e gostei muito do que vi.

Inclusivé, já aumentei a minha wishlist à conta de algumas opiniões tuas...

Beijinhos,
Mariana Malhão

Elphaba disse...

Obrigado Mariana Malhão =)

De momento ando com uma dedicação quase exclusiva a literatura fantástica (sou de “luas” e admito que gosto de todo o tipo de “histórias”) sei que nem todos os amantes de literatura são receptivos a este tipo de livros, por isso, fico muito contente que os meus comentários tenham contribuído para despertar a tua curiosidade.

Beijinhos*

Morrighan disse...

Eheheh =)
Gostei imenso ;)

Continuação de excelente trabalho, Mariana :)

Beijinhos

Patrícia Cálão disse...

Excelente entrevista Mariana! ;)

Também era céptica em relação a parcerias editoriais. Mas agora que, aos poucos, comecei com esse trabalho, sinto que estou a fazer mais pelos visitantes e leitores do blogue!

Parabéns pelo magnífico trabalho!

 

A Galáxia dos Livros Copyright © 2010 Designed by Mariana Malhão