sábado, 16 de outubro de 2010

Divagações

Hoje apeteceu-me escrever um pouco sobre livros e opiniões literárias...
Felizmente, hoje em dia, existe um mundo de blogs dedicados aos livros, o que demonstra que, afinal, até somos bastantes, os amantes da literatura.
Falando, por mim, adoro seguir vários blogs deste género, fazendo-lhes visitas regulares, por vezes, mais que uma vez por dia.
Quando vou ler uma opinião literária escrita por outra pessoa é, maioritariamente, sobre um livro que ainda não li e sobre o qual ainda tenho dúvidas que me interesse.
Mas, obviamente, tenho em conta que, aquilo que o outro gostou, pode não me agradar a mim.
Porquê? Porque ler, é uma coisa muito pessoal, muito subjectiva... Aquilo que eu adoro, a outra pessoa pode simplesmente detestar.
Quem é que já não adorou um livro que outra pessoa odiou?
Ou quem é que já odiou um livro que quase toda a gente considera uma Obra-Prima?
A mim já me aconteceu imensas vezes!
Um exemplo disso é "As velas ardem até ao fim" de Sándor Márai. Foi um livro que, apesar de ter uma escrita fabulosa, não me cativou nada, porque o conteúdo da história era quase nulo e enfadonho. Mas acho que devo ser a única pessoa a achar tal coisa de um livro que, quase toda a gente, fala mil maravilhas.
É estranho não é? Mas é mais do que natural. Afinal, (felizmente) somos todos diferentes.
Normalmente, quando ainda não sei se um livro me interessa, vou tentar encontrar uma opinião literária escrita por uma pessoa que sei que costuma ter gostos literários semelhantes aos meus, mas há sempre ocasiões em que isso não resulta bem, porque por mais parecidos que sejam os gostos, há sempre diferenças, relacionadas com a nossa personalidade que é única.
Também sou relativamente esquisita quanto à forma como algumas opiniões literárias são escritas... Confesso que não gosto muito de opiniões exaustivas, que acabam mais por fazer o resumo da história, do que, efectivamente, comentar a obra em si. Mas também existem aquelas opiniões literárias que ficam muito àquem das expectativas, como por exemplo, quando se resumem a dizer "Gostei. Li muito rápido. Recomendo". Em suma... Não gosto do oito, nem do oitenta. Há blogs que já deixei de visitar, dado que fazem opiniões tão exaustivas que "cansam" quem as vai ler, pois quantidade não é, definitivamente, qualidade.
Felizmente, existem blogs que conseguem realmente "dar cabo" da minha carteira, porque publicam opiniões bem estruturadas, simples e sinceras relativamente àquilo que leram, fazendo com que a minha wishlist vá aumentando assustadoramente...
É por isso que tenho de agradecer quem lidera esses blogs, que fazem parte das minhas visitas obrigatórias e diárias.
Um obrigado pela qualidade das vossas críticas!

2 comentários:

Elphaba disse...

Olá Mariana Malhão,
Pessoalmente compreendo que queres exprimir quando dizes: “Também sou relativamente esquisita quanto à forma como algumas opiniões literárias são escritas...”.

De facto, existem blogues que são preferíveis de consultar para quem deseja comprar um livro, expondo determinados pontos cruciais como a escrita, comparações literárias ou mesmo levantando o véu sobre a forma como o vamos interpretar e o que podemos esperar desse livro sem terem necessidade de expor demasiado a história.

Eu pessoalmente não tenho nenhum conhecimento técnico sobre escrita e as nas minhas opiniões vê-se isso mesmo, são apenas uma forma de me poder expressar se gostei ou não de determinada leitura e o que esta me transmitiu. O meu blogue é demasiado pessoal nesse sentido, ou seja, não é dirigido para que os outros desde retirem exemplos ou opiniões para compra de um livro, é um blogue para mim (para me entreter como costumo dizer) e expressar um pouco.

Beijinhos* Bom Post*

branca de neve disse...

Olá.
Eu por acaso não tenho muito por hábito ler opiniões antes de decidir se leio ou não um livro. Normalmente, faço esta pesquisa depois de ler o livro. Tenho sempre curiosidade em saber se as outras pessoas gostaram tanto como eu, ou o que ficaram a pensar sobre o livro.
No meu blog, além dos comentários faço semper um pequeno resumo porque quando leio um livro que gosto muito tento sempre que as outras pessoas os leiam e nos meus posts procuro sempre cativar as pessoas e interessá-las por um livro.

 

A Galáxia dos Livros Copyright © 2010 Designed by Mariana Malhão