quarta-feira, 22 de setembro de 2010

"Um Piano em Sesimbra" de Henrik Nilsson

TÍTULO ORIGINAL: Näterna, Verónica
AUTOR:
Henrik Nilsson
TRADUÇÃO: Ulla Baginha
COLECÇÃO: Grandes Narrativas
EDITORA: Editorial Presença
EDIÇÃO: Janeiro de 2010
PÁGINAS: 122
ISBN: 9789722342834

SINOPSE

Esta obra reúne uma série de contos da autoria de um jovem escritor sueco que têm como cenário privilegiado a cidade de Lisboa. São histórias profundamente enraizadas no quotidiano português e lisboeta, que extravasam, no entanto, estas fronteiras, pela universalidade e dimensão humana dos seus temas, habilmente entretecidos com situações do dia-a-dia. Um traço comum aproxima as várias personagens, um certo sentimento melancólico de perda que leva à busca constante de um sentido, de um significado, do que está oculto em cada uma destas vidas. O estilo é livre e elegante, o olhar, atento, a prosa, rítmica, cristalina, capaz de extrair da banalidade dos dias momentos grandiosos, belos, misteriosos.

A MINHA CRÍTICA

Um título misterioso e uma sinopse, no mínimo, perturbante.
Foi assim que fui levada a comprar e ler este livro.
É um livro muito diferente dos outros, mas nem por isso, menos interessante.
O que foge à regra também me agrada, e este livro foi a prova disso.
Tal como nos diz a sinopse, este livro trata-se de um conjunto de pequenas histórias. Mas eu diria que são pequenas “grandes” histórias. Porquê? Porque apesar de serem constituídas por meia dúzia de páginas, fazem-nos pensar bastante.
Foi muito interessante ler o retrato do que somos, da visão de um estrangeiro. E, para além de interessante, foi muito agradável, uma vez que o autor tem definitivamente um dom para as descrições, que nos fazem sentir, ver e cheirar aquilo que está a ser contado (qualidade que eu admiro bastante).
São sete os contos que constituem esta obra, e posso dizer que apenas um não me tocou tanto, sendo que os outros seis me “encheram as medidas”, daquilo que considero uma boa escrita.
Vou ficar atenta a este autor, pois considero que me despertou bastante a curiosidade de ler outro tipo de registo do mesmo

A MINHA CLASSIFICAÇÃO

8/10 - Muito Bom

Sem comentários:

 

A Galáxia dos Livros Copyright © 2010 Designed by Mariana Malhão