quarta-feira, 28 de abril de 2010

"As Cores da Minha Vida" de Teresa Marques

TÍTULO ORIGINAL: As Cores da Minha Vida
AUTOR:
Teresa Marques
COLECÇÃO: Esfera Contemporânea
EDITORA: Esfera do Caos
EDIÇÃO: Agosto de 2009
PÁGINAS: 136
ISBN: 9789898025852

SINOPSE


Este livro é um relato sofrido, contado na primeira pessoa, da vida de uma mulher portuguesa ― independente, apaixonada e determinada ― que atravessa a segunda metade do século XX em luta contra os preconceitos de uma sociedade que asfixiava.
É constituído por oito capítulos, cada um identificado por uma cor.
São os acontecimentos que marcam o percurso da personagem principal que determinam cada uma das cores ― as cores da sua vida.
Um país em ditadura, uma gente que vai procurar em África o que aqui não encontrava, uma guerra que deixou feridas ― mas também, as lutas estudantis, o 25 de Abril, a reforma agrária…
Dotada de uma personalidade muito forte, esta mulher é capaz de fazer as suas escolhas pessoais sem se deixar intimidar.

A protagonista deste romance, como muitas outras mulheres portuguesas, soube enfrentar todas as vicissitudes com que se deparou e soube lutar, corajosamente, pelos seus interesses. Sempre atenta às transformações sociais e políticas que em Portugal e no resto do mundo se faziam sentir, teve a ousadia de viver de acordo com os seus princípios e convic­ções.

A MINHA CRÍTICA

Se quisesse escrever a minha crítica a este livro numa só palavra seria: espectacular!
Este livro foi lido num dia, graças à sua história envolvente e ao português magnificamente bem escrito (eu sou terrível a avaliar textos, no que diz respeito a pontuações e vírgulas).
A sua estrutura é igualmente original e bastante adequada, já que não tem capítulos, mas sim "Cores", que separam as várias etapas de vida da personagem, consoante essas são boas, ou más.
É um retrato de uma etapa da História de Portugal, contado num tom intimista e muito agradável, e que nos dá a conhecer uma personagem com uma personalidade muito forte.
Não era nascida na altura que a história inicialmente retrata e, por isso, posso dizer que fiquei com uma ideia bastante mais clara dessa época da história do nosso país, dado a clareza das ideias transmitidas.
Rico em emoções e em cultura, em originalidade na sua estrutura e num óptimo português, que se apresenta fluido e correcto, reúnem-se, assim, para mim, os ingredientes necessários a uma obra memorável.
Recomendo bastante aos amantes da literatura.

A MINHA CLASSIFICAÇÃO

9/10 - Excelente

Sem comentários:

 

A Galáxia dos Livros Copyright © 2010 Designed by Mariana Malhão